Vacinação contra febre aftosa será lançada amanhã em MT

Qua, 28/10/2009
A Gazeta
Maria Angélica de Moraes

Será lançada oficialmente nesta quinta-feira (29) na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) a última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa que começa no dia 1º de novembro e vai até o dia 30 do mesmo mês. A meta é vacinar 100% do rebanho do estado que é de cerca de 26 milhões de bovinos e 17 mil de bubalinos.
"Esta etapa inclui animais de todas as idades, por isso é fundamental que o produtor rural, mais uma vez cumpra o seu papel e vacine seu rebanho", destacou Décio Coutinho, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
Na etapa de maio da campanha o índice de vacinação chegou a 99,72% dos animais com até dois anos de idade o que significa 10,687 milhões de animais vacinados. A expectativa para esta segunda etapa é que novo recorde de cobertura vacinal seja alcançado. O pecuarista que não vacinar o rebanho está sujeito a multa de R$ 63 por cabeça.
 
"Os produtores de Mato Grosso estão conscientes em relação à importância da vacinação. A Famato e os sindicatos rurais do estado estão empenhados e atuando junto à base no alerta aos produtores sobre a necessidade da vacinação. Nós já comemoramos 13 anos sem registro de ocorrência da doença e tenho certeza que, com o esforço de todos, nós vamos continuar mantendo a doença longe do nosso rebanho" disse Eduardo Alves Ferreira Neto, diretor-tesoureiro da Famato.
 
A comercialização da vacina já foi liberada pelo Indea, atendendo solicitação da Famato que pediu também ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a antecipação do início da vacinação alegando que a falta de chuvas, principalmente na região do Pantanal mato-grossense, facilitaria muito o trabalho dos pecuaristas e vacinadores. "Nós precisamos aproveitar este clima estável", disse Rui Prado, presidente da Famato. O Mapa ainda não enviou resposta.

Postar novo(a) Comentário

Atenção: para garantir a autenticidade da autoria e por questões de segurnaça, a Acrimat solicita que você indique seu CPF.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta sentença é para verificar se você é um usuário real. Esse procedimento protege contra sistemas automáticos de spam.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres (sem espaços) que aparecem na imagem.