Ministério garante R$ 5 milhões para combate à aftosa na área de fronteira

Recursos foram anunciados pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.
Qui, 03/09/2009
TVCA

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, garantiu, hoje, a liberação de R$ 5 milhões para Mato Grosso continuar fazendo o trabalho de prevenção da febre aftosa na fronteira com a Bolívia. O anúncia foi feito durante audiência com deputados federais e secretários estaduais.
 
Logo depois de atender a comissão de Mato Groso o ministro Reinhold Stephanes manteve contato com o ministro de Planejamento, Paulo Bernardo e foi proposto um convênio para ser assinado pelo governo do Estado, Seder e Indea.
 
Os recursos serão liberados após os prazos e os trâmites legais. “O ministro entendeu que o Estado está adimplente com a União e com direitos de receber os recursos por parte do Governo Federal para a manutenção dos trabalhos para fiscalização da fronteira”, disse o governador em exercício, Silval Barbosa. Mato Grosso possui o maior rebanho do país, com aproximadamente 26 milhões de bovinos e está há 14 anos sem registrar nenhum foco de Febre Aftosa.
 
 
Neldo Egon, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado relatou a sua satisfação. “Os resultados das campanhas de vacinação e erradicação da Febre Aftosa são positivos e somos referência no Brasil e no mundo, e somos exportadores de carne in natura para a União Européia e o Chile”, concluiu.