Etapa do ranking da raça Nelore acontece na 46ª Expoagro

A Exposição em Cuiabá é uma etapa somatória para o julgamento dos melhores animais da raça que predomina o maior rebanho do Brasil
Sex, 09/07/2010
julgamento da raça nelore 46 expoagro 080710 otmar.jpg

Das 27,3 milhões de cabeças de bovinos de Mato Grosso, quase 90% é da raça nelore. Um dado que justifica a realização de um ranking estadual, para eleger os melhores animais da raça. Além do maior rebanho do país, Mato Grosso também conta com um dos melhores planteis, quando o assunto é genética. Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT, Gilberto Porcel, esse é o resultado de uma série de fatores. “É indiscutível o desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso e isso é fruto de diversos fatores, como os investimentos e programas do governo estadual voltados para o setor e o empenho dos produtores em investir em tecnologia”.
 
Porcel ressalta que as instituições representativas do setor produtivo têm sido ouvidas pelo governo de Mato Grosso e “isso demonstra que existe uma preocupação em encontrar alternativas para os muitos problemas que o pecuarista enfrenta”. Como exemplo, ele cita a diminuição do ICMS para a saída do boi em pé do estado, principalmente nas regiões que enfrentam a fechamento de frigoríficos.
 
“Todo investimento do setor público e dos pecuaristas reflete sobremaneira no desenvolvimento da cadeia produtiva. A participação efetiva dos produtores nas exposições para o julgamento de seus animais demonstra que todo esse empenho tem retorno certo”, comentou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso - Acrimat, Luciano Vacari. Ele ressalta que “eventos como este valorizam os animais que participam e provocam um melhoramento genético em todo rebanho, pois os investimentos são altos”.
 
Ranking Estadual da Raça Nelore
 
Esse ano o produtor tem que ter a somatória de seis exposições agropecuárias para disputar o Ranking de 2010. Ao todos são 22 exposições agropecuárias que realizam etapas de Ranking Estadual da Raça Nelores. Participam da etapa da 46ª Expoagro - Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso, 40 expositores com 366 animais. Os julgamentos estão sendo realizados na Pista 01 do Parque de Exposições Jonas Pinheiro durante todo o dia de hoje (09) e amanhã (10) começam às 08 horas e seguem até amanhã às 12 horas, quando os julgamentos encerram. Os vencedores de todas as categorias serão conhecidos no mês de outubro.
 
Categorias em Julgamento
Campeão Bezerro- Reservado Campeão Bezerro; Campeã Bezerra- Reservada Campeã Bezerra; Campeão Júnior Menor- Reservado Campeão Júnior Menor; Campeã Novilha Menor- Reservada Campeã Novilha Menor; Campeão Júnior Maior- Reservado Campeão Júnior Maior; Campeã Novilha Maior- Reservada Campeã Novilha Maior- Campeão Touro Jovem- Reservado Campeão Touro Jovem; Campeã Fêmea Jovem- Reservada Campeã Fêmea Jovem; Campeão Sênior- Reservado Campeão Sênior; Campeã Vaca Adulta- Reservada Campeã Vaca Adulta; Campeão Conjunto Progênie de Pai- Reservado Campeão Conj. Progênie de Pai; Campeão Conjunto Progênie de Mãe- Reservado Campeão Conj. Progênie de Mãe; Campeão Baby - Reservado Campeão Baby; Campeã Baby- Reservada Campeã Baby; Campeã Matriz Modelo- Reservada Campeã Matriz Modelo; Grande Campeão- Reservado Grande Campeão; Grande Campeã- Reservada Grande Campeã; e Melhor Criador- Melhor Expositor.
 
PROGRAMAÇÃO DA 46ª EXPOAGRO
 
09/07 – Sexta – feira
06h - Entrada dos animais para leilão.
08h - Julgamento da Raça Nelore e Nelore Mocho
19h - Término entrada de Animais
08h - Apresentação dos animais do 18º Leilão Elite do Cavalo Pantaneiro
Local: Pista 02
20h - 18° Leilão Elite do Cavalo Pantaneiro
Local: Centro de Eventos - Leiloeira: Programa Leilões
20h - Rodeio
Show – Amado Batista
 
10/07 – Sábado
06h - Entrada dos Animais de leilão e Cavalos Pantaneiro
08h - Provas Hípicas – Cavalo Pantaneiro
Local: Thabata de Arruda Lasmar
19h - Término entrada de Animais: leilão e Cavalos Pantaneiro
20h – Leilão 1ª Comitiva Mula Baia
Local: Tatersal Gilson Arruda – Leiloeira: Mato Grosso Leilões
20h - Rodeio
SHOW - Jorge & Mateus
 
11/07 - Domingo
Final do rodeio
 

Postar novo(a) Comentário

Atenção: para garantir a autenticidade da autoria e por questões de segurnaça, a Acrimat solicita que você indique seu CPF.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta sentença é para verificar se você é um usuário real. Esse procedimento protege contra sistemas automáticos de spam.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres (sem espaços) que aparecem na imagem.